• Maísa Coimbra

Como escolher o sócio certo

Atualizado: 5 de Mar de 2018


Estão certos aqueles que dizem que uma sociedade é como um casamento. A escolha do seu sócio é muito importante. Nele você depositará confiança e dividirá responsabilidades e despesas. Sendo assim, procure seguir essas dicas antes de montar uma sociedade com alguém:

  • Número de sócios: estabeleça o número de sócios que você deseja ter. Tenha em mente o tipo de negócio que você quer criar, quais são suas qualidades e quais as características que faltam em você que devem ter em seu(s) sócio(s). Isso conduzirá sua escolha

  • Busque gente com quem você tem boa convivência: Dar-se bem com a pessoa que escolheu para montar uma sociedade é fundamental, afinal, ela poderá ser a pessoa com quem você mais se relacionará e enfrentará problemas;

  • Escolha uma pessoa que esteja alinhada com você: ter ao lado uma pessoa que tenha os mesmos objetivos, valores, expectativas e que complemente a sociedade é essencial;

  • Procure alguém em quem confie: É necessário que você encontre alguém em quem possa confiar, alguém com quem possa dividir as responsabilidades sem preocupação, que tenha autonomia para tomar decisões importantes sem precisar pedir sua permissão a todo momento;

  • Liderança: alguém deve liderar. Se não você, terá de ser seu sócio. Um empreendimento sem uma boa liderança está fadado ao fracasso. Caso não tenha o ímpeto de um líder, escolha um sócio que o tenha;

  • Sócio aberto a críticas: ter ao lado alguém que tem uma cabeça aberta a mudanças e que sabe receber feedbacks e responder de forma madura é o que toda sociedade precisa;

  • Gestão do negócio: Alguém que valoriza seus pontos fortes e complementa a sociedade com os pontos fortes dela, atendendo as necessidades da gestão estratégica do negócio.


Como funciona a participação dos sócios no quadro da empresa?


As dicas acima valem para qualquer tipo de sócio. Entre eles temos:

  • Sócio Administrador: como o nome já sugere, é ele quem administra a empresa, ele responde legalmente pelo negócio. Seu nome estará especificado como tal no Contrato Social. É normal que ele receba pró-labore.

  • Sócio quotista: ele não trabalha na empresa e não recebe pró-labore, embora participe dos lucros e prejuízos que o negócio pode vir a ter. Sua responsabilidade diante da empresa é solidária.

  • Sócio capitalista: esse diz respeito a investidores externos ao negócio. Geralmente, esse tipo de sócio está presente em startups. Não há envolvimento muito próximo no que diz respeito à empresa, embora tenha responsabilidades contratuais diferentes das dos demais sócios.


Responsabilidade de cada Sócio


É normal que a responsabilidade dos sócios já venha especificada no Contrato Social. No entanto, as obrigações e deveres lá postos são muito simples ou muito amplos. Por isso, é aconselhável que os sócios celebrem um acordo de quotistas, determinando outras responsabilidades mais restritas e mais complexas.


Em um acordo de cotistas, podem ser definidas questões que vão além da administração, como: possibilidade ou não de contratação de parentes, férias dos sócios, rotinas da empresa, despesas reembolsáveis, como será a tomada de empréstimo, especificar as tarefas executivas de cada um dentro da empresa, como se dará a saída ou entrada de um sócio (cláusula de não-concorrência e termo de confidencialidade), caso isso ocorra; bem como pontos relativos à administração do negócio.


Organizar a relação entre os sócios, ainda mais quando eles são muitos, é imprescindível. Isso evita muitos problemas futuros.


Possui mais dúvidas sobre esse e outros assuntos?


Entre em contato conosco que esclareceremos tudo! Fazemos a abertura da sua empresa, migração, transformamos sua MEI em ME, acompanhamos os seus processos contábeis e auxiliaremos em tudo que for necessário. Solicite Orçamento.

Fluiu, a contabilidade do futuro 

A Fluiu Contabilidade está devidamente regulamentada perante o Conselho de Contabilidade.

CNPJ: 13.916.492/0001-01
CRC/DF: 1992/0-2

Serviços

Contato

(61) 9 8582-1590

SGAN Quadra 601 Conjunto H,

Sala 48 Térreo - Edifício Ion,

Asa Norte, Brasília-DF

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube