• Maísa Coimbra

Entenda como abrir sua empresa

Atualizado: 18 de Jan de 2018


A ajuda de um contador nesse processo é essencial, pois qualquer erro pode travar todo o processo de abertura. Mas não se preocupe, a Fluiu existe para facilitar sua vida. Com a gente você abre sua empresa de forma online, prática e sem burocracia.


Planeje-se


É necessário que se tenham um bom planejamento antes mesmo da abertura da empresa, isso garantirá parte do sucesso do seu negócio.


As últimas pesquisas do IBGE indicaram que mais de 60% das empresas fecham as portas em 5 anos. Na maioria dos casos, isso se deve a falta de organização e perda do controle administrativo e financeiro.


Sendo assim, defina seu planejamento estratégico: como será a gestão financeira, qual tipo de empresa se adequa melhor ao seu tipo de negócio, qual será a constituição jurídica dela, entre outros pontos.


Procure um contador


A primeira decisão a ser tomada deve ser a busca por um contador. Ele te auxiliará na elaboração do seu plano de negócio- que deverá conter: os custos, as metas e qual tipo de empresa se encaixa no seu propósito de negócio - após avaliar seus objetivos, faturamento, tipo de atividade exercida. Com essas informações, ele poderá escolher acertadamente o regime jurídico e tributário que deverá adotar; definindo a atividade da empresa e ajudando na escolha dos CNAEs.


Parece muita coisa, não é?! Mas fique tranquilo, na Fluiu você tem o suporte que é preciso de um contador para definir todas essas questões e entender com clareza como abriremos sua empresa.


Processo de abertura:


1. Primeiramente, devemos estruturar sua empresa, para isso devemos escolher:

  • Regime Jurídico (Empresário individual, EIRELI, Ldta, Sociedade Anônima, entre outros);

  • Regime Tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro real );

  • Porte da empresa (Microempresa, Pequena empresa, Média empresa e Grande empresa);

  • CNAEs (indicamos as melhores alíquotas para suas atividades).

Antes de fazer essas escolhas, avaliaremos o melhor regime de acordo com a organização, estrutura, faturamento, porte e objetivo social da sua empresa, pois isso afetará a carga tributária que você irá pagar e sua responsabilidade (e dos sócios se eles existirem) diante das obrigações da empresa.



2. Registraremos seu processo de abertura na Junta Comercial por meio da Rede Simples de forma online. Isso possibilita que verifiquemos de uma vez só tanto a viabilidade da atividade econômica no endereço solicitado quanto da razão social. O deferimento ou não do local em que a empresa será estabelecida e do seu nome pode levar até 5 dias para ser avaliado.

  • O endereço onde você estabelecerá a sua empresa é importante no processo de abertura, pois há zonas que não permite alguns tipos de atividades. Isso ocorre porque algumas atividades não têm o consentimento dos órgãos responsáveis por tal regulação. Então, antes de abrir sua empresa, veja com o contador se sua atividade é permitida no local desejado.

  • A razão social é outro ponto a ser averiguado antes da abertura da empresa, pois ela deve ser única. Caso já aja uma empresa como o nome que você gostaria de dar a sua, você deverá registrar sua empresa com outra razão social. Sugerimos que você tenha uma lista de prováveis nomes a se dar.

3. No terceiro passo precisamos de você: Assim que a estrutura de sua empresa é aprovada pelo sistema da Junta Comercial, geramos a DBE, Capa do Contrato Social e a FAC, que deverão ser devidamente assinados pelo sócio responsável.


4. A partir do quarto passo o processo se torna mais burocrático e trabalhoso. Assim que recebemos os documentos do passo anterior assinados, enviamos o formulário para a Administração Regional (ou prefeitura) para admissão de sua empresa por esse e outros órgãos fiscalizadores;


5. Realizamos o cadastro na Secretaria de Fazenda do seu estado e inscrição estadual;


6. Efetuamos o requerimento do CNPJ à Receita Federal e do Contrato Social na Junta Comercial;


7. Solicitamos o Alvará de funcionamento na Administração Regional (prefeitura);


8. Por fim, deve-se fazer também o registro da empresa na previdência social (é bom salientar que você terá 30 dias após começar as atividades do negócio para se registrar na Previdência).


Quanto à emissão de notas fiscais, algumas empresas conseguem autorização na prefeitura- caso a empresa preste serviços- e outras conseguem na Secretaria Estadual da Fazenda- em caso de comércio e indústrias. É importante que se tenha Certificado Digital, assim que a empresa for aberta, para evitar problemas no momento de Emitir as notas fiscais para seus clientes.


No Distrito Federal, o processo de abertura de empresa leva em média 10 dias. Ao final de todo esse procedimento, basta que você faça o reconhecimento de firma do contrato social.


Informatização do sistema


Por conta da informatização dos dados dos sistemas do governo em alguns estados brasileiros, hoje em dia a abertura de empresa se dá em poucos dias.

Infelizmente, nem todas as localidades do Brasil possuem essa integração de informações ainda.


O Distrito Federal e Minas Gerais são uma das poucas unidades da federação que têm seus processos de abertura empresarial simplificados por conta do compartilhamento de informações entre órgãos governamentais.


Isso possibilita que se verifique rapidamente se é possível assumir ou não uma determinada razão social, por exemplo, além de diminuir o trabalho, uma vez que vários dados são compartilhados entre a Junta comercial, Refeita federal, Prefeitura (Administração), Secretaria da Fazenda, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.


Nós da Fluiu acreditamos que no começo do seu negócio, o processo de abertura da sua empresa não pode ser o centro das atenções, você tem muito com que se preocupar- com as estratégias de venda, como será feito o marketing, metas e planos de crescimento-, por isso você pode contar com a gente. Nossa contabilidade online é o ideal para facilitar seu negócio, você se preocupa em dar continuidade ao seu trabalho e nós nos preocupamos com sua comodidade.


Solicitando um dos nossos contadores, você não terá que se preocupar em se explicar para a Receita Federal futuramente por um erro na escolha do seu regime de tributação, por exemplo.


Possui mais dúvidas sobre esse assunto?


Entre em contato conosco que esclareceremos tudo! Fazemos a abertura da sua empresa, migração, transformamos sua MEI em ME, acompanhamos os seus processos contábeis e o auxíliamos em tudo que for necessário. Solicite Orçamento.

Fluiu, a contabilidade do futuro 

A Fluiu Contabilidade está devidamente regulamentada perante o Conselho de Contabilidade.

CNPJ: 13.916.492/0001-01
CRC/DF: 1992/0-2

Serviços

Contato

(61) 9 8582-1590

SGAN Quadra 601 Conjunto H,

Sala 48 Térreo - Edifício Ion,

Asa Norte, Brasília-DF

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube